Dermatite atópica. Você conhece essa doença de pele?
Acomete principalmente crianças, mas raramente o quadro também pode começar na fase adulta. É caracterizada por lesões avermelhadas que coçam. São mais comuns nas dobras dos braços, atrás dos joelhos e pescoço. As vezes, a pele adquire um aspecto “grosso”, de tanto coçar.
É mais comum em pessoas com outros tipos de alergia, como rinite e asma. A pele de quem tem dermatite atópica é mais seca e sensível. Nota-se piora no inverno e em situações de estresse emocional.
O tratamento é baseado em alguns cuidados simples e o pilar é a HIDRATAÇÃO.
Deve-se evitar banhos quentes, uso de buchas e cosméticos perfumados. São preferíveis sabonetes glicerinados. Hidratantes devem ser aplicados após o banho e reaplicados 1-2x/dia. Existem produtos disponíveis no mercado específicos para pele do atópico, sem cheiro ou irritantes. Nas crises, podem ser necessários antialérgicos e corticóides tópicos.
Trata-se de uma condição NÃO contagiosa e crônica, portanto não há cura (apesar de muitos casos melhorarem com o passar dos anos), mas há CONTROLE, se o tratamento adequado for realizado.
Procure um dermatologista de confiança! ‼️🔍 #tirellidermatologia#dermatologiasbd #dermatiteatópica .
.